Comissário De Bordo : O Que Fazer Para Me Tornar Um?

4
79

Comissário De Bordo: qual curso devo fazer?

Olá, meus amores!

Sejam muito bem vindos a bordo!!!!!

Hoje venho compartilhar com vocês algumas dúvidas e informações que muitas pessoas tem. O que precisa fazer para ser um comissário de bordo? Qual o curso? Quanto é? O que precisa?

Estou montando esse post baseado na minha experiência e nas informações que vocês me passaram ao longo da minha jornada no Youtube. Afinal, eu fiz o curso e a ANAC há mais de 10 anos, né? Desde então, MUITA coisa mudou!

como ser comissário de bordo

Por onde começo?

Bom, pra você poder começar o curso de Comissário de Bordo você precisa ter no mínimo 17 anos – sendo que quando você for fazer a aula de sobrevivência na selva, você terá que ter 18 anos completos até o dia dessa aula. Por esse motivo, eu sempre recomendo que você faça o curso com 18 anos (lembrando que tem escolas que SÓ aceitam alunos com no mínimo 18 anos completos)

Tem que ter também o ensino médio completo, pois muitas escolas de aviação pedem o histórico escolar.

A duração média do curso é de 4 meses. Claro que tem escolas que podem levar um pouco mais de tempo. Isso depende MUITO de escola para escola. A melhor forma de saber é entrando em contato com a escola mais perto de você na sua cidade.

O curso dura em média os 4 meses SE você fizer aulas todos os dias. Quando eu fiz (fiz num curso chamado Cia do Ar, no Rio de Janeiro) fiz 5 dias na semana pela manhã, como um curso normal.

O curso tem horários a noite também e alguns até tem horários a tarde. E também tem a opção de aulas aos finais de semana, se você trabalha e não tem disponibilidade de frequentar durante a semana. Nessa modalidade, o curso é o dia inteiro e claro que vai durar mais tempo (em média de 6 a 8 meses podendo varias de curso para curso).

Hoje em dia, há opção de cursos online para comissários. É uma boa opção se na sua cidade não tem curso, se você acha o curso presencial muito caro, ou até mesmo se você não tem tempo devido ao trabalho. Lembre-se de verificar se o seu curso é homologado pela ANAC. Tanto o presencial, quanto o online. Senão, vai ser dinheiro jogado fora!

como faz para ser comissário de bordo

E quanto ao valor do curso de comissário de bordo?

Aí é uma questão a parte. E realmente varia de curso para curso. Já vi desde R$1.500,00 até R$4.000,00.

Porque além das aulas, o valor engloba material (apostilas, unifome…), a aula de sobrevivência (que é feita em um local externo), e vale lembrar que tem o CMA – Certificado Médico Aeronáutico, o exame de saúde que é obrigatório fazer. Que também é outro valor a parte. Falaremos dele mais adiante.

Não é um curso muito barato, mas o investimento retorna “rápido”. Os primeiros meses de salário já cobrem o valor gasto no curso.

Quais são as matérias abordadas no curso?

O curso que eu fiz, tem uma carga total de 205 horas. Haja matéria, hein?

Disciplinas: Segurança Operacional, Emergência a Bordo, Sobrevivência, Sistema de Aviação Civil (SAC), Regulamento da Aviação Civil (RAC), Regulamento da Profissão do Aeronauta, Direito do Trabalho, Higiene e Saúde, Primeiros Socorros, Relação Interpessoal, Aspectos Fisiológicos da Atividade do Comissário de Voo, Medicina Aeroespacial, Conhecimento Básico de Aeronave (CBA), Meteorologia, Navegação, CRM- gerenciamento de recursos em equipe (Corporate Resource Management)

Eletivas: Maquiagem, Etiqueta e Postura, Dinâmica de grupo.

(Fonte: Site Cia Do Ar).

Ao final do curso há também as aulas práticas, externas e obrigatórias. São elas: Sobrevivência na Selva, Marinharia e Combate a Incêndio.

No total você tem que ter pelo menos 75% de frequência no curso, manter pelo menos média 7 em todas as matérias (sim, ao final de CADA módulo, tem provas referentes a essas matérias – tudo para preparar o candidato para a prova da ANAC)

MUITA gente veio me perguntar se tinha que segurar cobra, matar galinha, comer comidas estranhas durante esse treinamento de sobrevivência na selva.

Quando eu fiz o curso, há 10 anos, matamos uma galinha e um coelho. Somente UMA galinha e UM coelho. E foram voluntários que mataram os animais. Eu não quis matar e nem comer. Mas foi opção minha e no eu curso, não tiravam pontos por isso.

Hoje em dia, vi relatos de alunos que falaram que cada um tinha que matar um animal. No caso, galinhas, senão o curso tirava ponto naquela matéria. Então, se você não gosta, não quer matar, sei la, outros motivos, a melhor forma de saber é perguntar no curso antes da matrícula. Isso também varia de curso para curso hoje em dia.

Acho um absurdo? Acho! Mas, cada curso tem um sistema de ensino.

CMA – Certificado Médico Aeronáutico

Afinal, o que é e para que serve esse CMA?

Segundo o site da ANAC:

O exame de saúde pericial tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.

O valor dos exames iniciais variam muito de cidade para cidade e de clínica para clínica.. Já vi valores do CMA inicial a partir de R$250,00 passando por R$500,00 podendo ser até um pouco mais.

Esse exame hoje em dia é feito de 5 em 5 anos. O inicial quem paga é o candidato, mas depois que você entrar numa cia aérea, quando tiver que renovar, a empresa reembolsa o valor.

A última vez que eu revalidei o meu CMA, eu fiz no Instituto Pégasus, no Rio de Janeiro ( eles também tem clinica em SP)

O CMA de Comissário de bordo é o de 2° classe, conforme tabela abaixo:

como ser um comissario de bordo
Fonte: Site Clinica Pégasus.

A tabela abaixo ilustra os principais exames requeridos para informação dos candidatos:

 

como faz para ser comissario de bordo
Fonte: Site ANAC

Geralmente o curso exige que o aluno tire o CMA antes de começar o curso ou que tenha tudo em mãos antes das aulas práticas.

Eu recomendo muito que o aluno faça logo no início do curso, pois se por algum motivo houver reprovação e o candidato não conseguir tirar o CMA, pelo menos não gasta o dinheiro a toa.

E a prova da ANAC?

Depois que você concluir seu curso, é hora de marcar a “temida” prova da ANAC.

Temida porque??? Se o aluno concluiu o curso de comissário de bordo, é porque teve notas boas ao longo dele. A dica é: Não demore muito pra marcar a prova, porque quanto mais distante for a data, maior o risco de esquecer a matéria.

É muita coisa pra estudar. Mas acreditem: não é dificil. Entra no sangue. Ao longo do curso, os professores dão provas, simulados, e há muitos simulados na internet. O aluno consegue estudar em casa. Estude por módulos. Se organize. Não queira estudar tudo de uma vez num dia só.

Obtendo a aprovação na banca, é so começar a preparar seu curriculo e torcer pra ser chamado logo!!!!!

A você que está se preparando eu desejo toda sorte do mundo!!!!!!

Se quiser mais dicas sobre esse universo da aviação, se inscreva no meu canal do Youtube AQUI, ou veja mais posts AQUI.

Um beijo!

Comments

comments

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentario
Entre com seu nome